Importação é à ação comercial que compreende a compra de bens e mercadorias do exterior para o país a qual empresa/pessoa esteja situada, as importações são necessárias para suprir as necessidades de um país, visto que, não é possível produzir em quantidades suficientes, tudo aquilo que consumimos, além disso, as importações são necessárias para o fluxo econômico dos países.
De acordo com os dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) em 2021 o Brasil ocupou a 29° posição nas importações, representando 1% das importações mundiais; ainda seguindo os dados do MDIC em junho de 2023 o Brasil registrou 19,5 US$ bilhões (FOB) nas importações.
O Brasil importa uma variedade de produtos como: partes e peças automotivas, óleos e combustíveis e derivados de petróleo, compostos orgânicos e inorgânicos, entre outros. Mas é importante ressaltar que nem todos os bens e produtos podem ser importados
As restrições referentes as importações no Brasil podem variar de acordo com diversos fatores, como o tipo de produto, origem, finalidade e outros critérios. Estas são algumas categorias e produtos que podem estar sujeitas a restrições de importação no Brasil:
Armas de fogo e munições: A importação de armas de fogo e munições é altamente regulamentada no Brasil e requer autorizações especiais de autoridades competentes.
Produtos usados: O Brasil impõe restrições à importação de produtos usados, em grande parte para proteger a indústria nacional.
Produtos perigosos: Existem regulamentações rigorosas para a importação de produtos perigosos, como substâncias químicas, explosivos, materiais radioativos, entre outros. Esses produtos geralmente requerem licenças especiais e certificações.
Produtos que sejam pirateados ou com marcas falsificadas, alteradas, imitações, ou que apresentem denominações não verídicas, poderão ser detidos;
– Rejeitos e resíduos sólidos tóxicos ou que ofereçam riscos ao meio ambiente, saúde pública e que ameacem à fauna e flora;
– Objetos ou brinquedos que simulem ou se assemelham a armas de fogo;
Esses são apenas alguns exemplos de produtos que devem ser avaliados criteriosamente para que sejam importados, é fundamental a avaliação e obtenção de todas as licenças dos órgãos anuentes como Receita Federal, Ministério da Agricultura, pecuária, MAPA, ANVISA, Exército, é fundamental buscar informações confiáveis, obter sempre uma comunicação com empresas e gestões que entendam bem sobre os processo de importação, verificando sempre se a mercadoria corresponde e está em aquiescência com as leis
Joicimara Soares de Sena Freitas
Customer Service
Postagens Relacionadas
Importação
6 de abril de 2022 Por prana
Prana Comércio Exterior realiza o processo de importação de grama híbrida para o C.T do Flamengo
É o primeiro Centro de Treinamento do...
Importação
6 de janeiro de 2023 Por prana
Maracanã contrata a Prana Comércio exterior para a importação de fibras sintéticas para o novo gramado
A Prana também é responsável por...