Importação é à ação comercial que compreende a compra de bens e mercadorias do exterior para o país a qual empresa/pessoa esteja situada, as importações são necessárias para suprir as necessidades de um país, visto que, não é possível produzir em quantidades suficientes, tudo aquilo que consumimos, além disso, as importações são necessárias para o fluxo econômico dos países.
De acordo com os dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) em 2021 o Brasil ocupou a 29° posição nas importações, representando 1% das importações mundiais; ainda seguindo os dados do MDIC em junho de 2023 o Brasil registrou 19,5 US$ bilhões (FOB) nas importações.
O Brasil importa uma variedade de produtos como: partes e peças automotivas, óleos e combustíveis e derivados de petróleo, compostos orgânicos e inorgânicos, entre outros. Mas é importante ressaltar que nem todos os bens e produtos podem ser importados
As restrições referentes as importações no Brasil podem variar de acordo com diversos fatores, como o tipo de produto, origem, finalidade e outros critérios. Estas são algumas categorias e produtos que podem estar sujeitas a restrições de importação no Brasil:
Armas de fogo e munições: A importação de armas de fogo e munições é altamente regulamentada no Brasil e requer autorizações especiais de autoridades competentes.
Produtos usados: O Brasil impõe restrições à importação de produtos usados, em grande parte para proteger a indústria nacional.
Produtos perigosos: Existem regulamentações rigorosas para a importação de produtos perigosos, como substâncias químicas, explosivos, materiais radioativos, entre outros. Esses produtos geralmente requerem licenças especiais e certificações.
Produtos que sejam pirateados ou com marcas falsificadas, alteradas, imitações, ou que apresentem denominações não verídicas, poderão ser detidos;
– Rejeitos e resíduos sólidos tóxicos ou que ofereçam riscos ao meio ambiente, saúde pública e que ameacem à fauna e flora;
– Objetos ou brinquedos que simulem ou se assemelham a armas de fogo;
Esses são apenas alguns exemplos de produtos que devem ser avaliados criteriosamente para que sejam importados, é fundamental a avaliação e obtenção de todas as licenças dos órgãos anuentes como Receita Federal, Ministério da Agricultura, pecuária, MAPA, ANVISA, Exército, é fundamental buscar informações confiáveis, obter sempre uma comunicação com empresas e gestões que entendam bem sobre os processo de importação, verificando sempre se a mercadoria corresponde e está em aquiescência com as leis
Joicimara Soares de Sena Freitas
Customer Service
Postagens Relacionadas
Comércio Exterior
2 de abril de 2023 Por prana
Uma visão internacional do futuro brasileiro no comércio exterior
Nos últimos dois anos pós pandemia, o...
Comércio ExteriorImportação
18 de outubro de 2023 Por prana
Importação: limitações de produtos, regulações e restrições.
Importação é à ação comercial que compreende a compra de bens e mercadorias do exterior...